O que são as ilusões?

 

Uma ilusão é o engano dos sentidos, distorcendo a realidade. As ilusões podem afectar todos os sentidos, sendo as visuais as mais conhecidas.

A palavra ilusão vem do verbo latino iludo, que significa divertir-se, recrear-se, mas também burlar, enganar. O verbo latino estava formado pelo prefixo in- e o verbo ludo, "eu brinco". De ludo derivou-se uma ampla família de palavras na qual se inclui "lúdico", relativo a brincar, "iludir", escapar, "alusão", menção, referência, "interlúdio", intervalo num jogo ou representação teatral e "prelúdio", o que precede uma representação. Em nossa língua, iludir evoluiu com o sentido de causar uma impressão enganosa ou ter a esperança de algo desejável.

As ilusões combinam dois tipos de elementos: os elementos claros, que são aqueles que se percebem logo que se veem; e o elemento surpresa que são aqueles que apenas se veem depois de olhar para a figura com mais atenção

As ilusões estão presentes no dia a dia, como é o caso da televisão, pois esta trata-se de um conjunto de imagens estáticas que parecem estar em movimento quando são apresentadas de forma rápida. E é o cérebro que tem um papel fundamental em fazer a montagem dessas imagens, e as observa-as de forma mais lenta em relação a como elas são mostradas, parecendo assim que têm um movimento continuo.