Auditivas

 

Estas são as ilusões que afectam a percepção auditiva. Ainda que menos conhecidas que as ilusões visuais, estas são muito utilizadas no processamento de áudio e em efeitos sonoros utilizados em instrumentos musicais e aparelhos de áudio. Um exemplo é o fenómeno da fundamental ausente utilizado para simular sons mais graves do que o equipamento permitiria reproduzir.

 

Efeito de Doppler

 

Um dos efeitos físicos relacionados com o som é o efeito de Doppler, primeiramente descrito na prática por este em 1842. Este efeito relaciona a frequência de um som de uma fonte em movimento. Uma fonte que se encontre em deslocamento no sentido do receptor, imitirá um som mais agudo devido à elevada frequência de ondas sonoras que se aproximam. Se essa fonte se deslocar no sentido contrário, o som será mais grave por ter uma menor frequência.

 

Localização Espacial

 

É possível através da audição simular que estamos num sítio quando na verdade não estamos. Através da captação de sons, o cérebro cria um ambiente espacial que nos dá a noção (que pode ser errada) de que certos acontecimentos estão a realizar-se à nossa volta. O exemplo mais prático e comum é quando fechamos os nossos olhos e ouvimos determinados sons: consoante a sua origem imaginamos a localização de certas pessoas/objectos. Um vídeo que exemplifica esse fenómeno encontra-se mais abaixo.